No início da carreira o freelancer enfrenta um grande desafio: provar que é capaz de executar projetos. Dificilmente alguém irá confiar algum projeto interessante para um freelancer que não possui um portfólio. Mas como ter um portfólio sem projetos para executar?
Bem, só conheço uma forma: execute projetos gratuitos e faça seu portfólio inicial. Apesar de parecer que estará desperdiçando seu tempo, se você encarar esta tarefa com a mentalidade certa perceberá que na realidade não está trabalhando de graça, mas sim trabalhando para você.
Mas não estou dizendo para fazer qualquer projeto. Seja seletivo e busque opções que te permitam mostrar seu talento. E quando encontrá-las execute com excelência, afinal o objetivo é construir seu portfólio inicial… portanto comece com o pé direito!
Como construí meu portfólio inicial
Quando iniciei minha carreira como programador freelancer eu não possuía grandes conhecimentos sobre desenvolvimento Web, mas estava decidido que faria acontecer. Eu sabia que precisava ter algo para apresentar quando estivesse conversando com possíveis clientes, portanto foquei meus esforços para desenvolver o melhor site que fosse possível para me representar. Assim surgiu a i9 Soluções Digitais que até hoje recebo elogios (o site não está disponível atualmente). Apesar disso não estou satisfeito
Além disso criei um site institucional para um negócio que meu pai possuía na época (uma chácara para eventos). E este foi meu portfólio inicial.
Com estes dois sites prontos entrei em contato com todos meus amigos que possuíam algum negócio próprio e ofereci para desenvolver site para eles à preço de custo (na época eu não tinha nem noção de qual era meu custo real). Para minha felicidade um velho amigo confiou em mim e assim surgiu o site do (Mango Restaurante)[http://mangorestaurante.com.br].
A partir daí sai batendo de porta em porta nas pequenas empresas da minha cidade que não possuíam site ainda e ofereci meu serviço. O esforço funcionou e em poucos dias eu havia fechado meu primeiro projeto. O resultado? Errei no planejamento, trabalhei o dobro do que esperava e ganhei muito pouco. Porém o que realmente importa é que aprendi pra caramba com isso e através destes primeiros projetos fui conquistando a confiança de outros clientes e meu negócio começou a andar.
Durante todo este tempo aprendi que manter um portfolio atualizado é muito importante. Não ignore a força que ele tem. Pode ter certeza que antes de fechar um negócio com você seu cliente irá conferir seu portfolio.
Inclusive, recentemente, consegui um cliente americano (sim, gringo mesmo!) porque ele viu um site que eu desenvolvi e gostou do meu trabalho. Infelizmente este site ainda não está online mas assim que ele for lançado irei escrever sobre este projeto aqui. Adianto que foi uma experiência incrível!
E você, o que tem feito para construir seu portfolio? Deixe seu comentário!