Imagem de capa do artigo

Ferramentas que uso (quase) todos os dias para realizar meu trabalho como Desenvolvedor

Todo mundo tem seus softwares favoritos para cada trabalho específico. Como desenvolvedores nós temos algumas que são obrigatórias como editores de código (texto), gerenciadores de tarefa, gerenciadores de versionamento de código, etc.

Então hoje decidi listar as ferramentas favoritas que uso quase todos os dias para realizar meu trabalho. Penso que vai ser incrível revisitar este artigo no futuro e ver quais eu ainda estarei usando e quais eu terei substituído!

Editores de Código

Xcode

Atualmente estou em um trabalho em tempo integral como Desenvolvedor iOS e então eu preciso usar o Xcode o tempo todo.

Considero ele uma ferramenta incrível, mas tem momentos que eu gostaria de conseguir usar o VSCode para desenvolver apps iOS também. Gostaria que o Xcode fosse mais amigável para desenvolvedores criarem plugins customizados para melhorar a experiência de uso dele, como exemplo um plugin mais poderoso para gerenciamento de repositórios GIT.

Visual Studio Code (VSCode)

Meu editor favorito nos últimos 2 anos. Eu uso ele para escrever códigos Javascript, Flutter / Dart e Python. A melhor parte dele é o eco-sistema incrível de plugins que são fáceis de encontrar / instalar e me permitem personalizar o editor completamente para minhas necessidades. Provavelmente será uma boa ideia escrever um artigo falando dos plugins de VSCode que eu uso também... acompanhe meus artigos futuros!

Gerenciadores de tarefa

Workflowy

Este cara aqui brilha por ser simples e direto ao ponto, mas ao mesmo tempo consegue ser poderoso (evoluiu muito nos últimos anos!).

Você organiza seu Workflowy com "nódulos" que podem ser aninhados apenas pressionando Tab, encolher ou expandir como precisar, favoritar páginas, compartilhar páginas com amigos e colaboradores e muito mais.

Eu uso ele para praticamente tudo: brainstorm, listas de tarefa, notas rápidas, links de referência, organizar meus estudos, etc.

Notion

Eu gosto desta explicação simples do site do Notion: All-in-one workspace. Em tradução livre algo como Tudo em um único ambiente de trabalho.

Sério, não consigo imaginar um cenário que eu não possa organiza-lo no Notion. Entretanto enquanto isso é incrível também acaba sendo um ponto negativo porque algumas tarefas acabam sendo mais complicadas de realizar no Notion comparado ao Workflowy. Mas a tendência é que eu acabe mudando muito do meu dia-a-dia para esse cara ao longo dos próximos meses.

Atualmente eu uso o Notion para organizar meus artigos do blog: notion blog posts.jpg

E para gerenciar meus veículos no GTA Online (Ei, tenho muito orgulho deles 😅): notion gta V.jpg

Eu sugiro fortemente que você experimente ambos e tenha sua própria opinião!

Versionamento de código (Source control)

É claro que uso GIT em meus projetos mas não sou um 'hacker de terminal', se é que me entende. Não me leve a mal, eu sei como usar os principais comandos do Git no terminal e me viro bem, mas prefiro usar eles em uma interface gráfica:

VSCode + o plugin GitLens

Aqui está o motivo porque amo o VSCode: apenas ative o plugin Gitlens e você tem uma interface completa e incrível para gerenciar seu repositório Git. Simples e direto ao ponto.

SourceTree

De vez em quando uso esse cara quando tenho necessidade de navegar pelo repositório e ver todos os branches locais e remotos em um único local. É um software muito bom e focado no nicho. Funciona muito bem.

Outras categorias

Spectable

Apesar dele não estar sendo mantido ativamente ele ainda funciona super bem ao que na sua proposta: redimensionar janelas no Mac facilmente utilizando atalhos de teclado. Eu uso ele o tempo todo!

Mate translate

Inglês não é minha lingua nativa e naturalmente preciso ter um software de tradução confiável e fácil de usar para os momentos de dúvida. Este app funciona na barra de menu do macOS e é útil demais! Mate translate app

SIP

Outro app confiável e fácil de usar no menu do macOS. Com o SIP você pode facilmente capturar cores e ter elas convertidas em vários formatos como HEX, Swift UIColor, CGColor e muito mais. SIP macOS app

Itsycal

Calendário poderoso, gratuito e super simples de customizar rodando diretamente no menu do macOS. Eu amo esse cara! Itsycal macOS app

Conclusão

Neste artigo eu listei alguns softwares que eu amo e uso quase todos os dias.

Espero que tenha sido útil para você também!

Obrigado. Te vejo na próxima.