Imagem de capa do artigo

Benefícios da carreira de um freelancer

Ontem iniciei meu primeiro post abordando a carreira de um profissional autônomo, ou Freelancer, onde escrevi sobre meu inicio como Freelancer. Hoje continuarei o mesmo assunto abordando os dois principais benefícios desta carreira.

Tudo o que escreverei abaixo vem diretamente da minha experiência profissional e não é um texto pronto copiado. E, por ser uma opinião pessoal, pode não ser uma regra para todos nesta carreira de freelancer.

Ser dono do próprio tempo

Benefício ser dono do próprio tempo - Imagem relógio Minha carreira profissional começou à mais de 13 anos quando consegui o primeiro emprego como professor de informática (por mais incrível que pareça) em um cursinho da prefeitura. Durante este tempo trabalhei em diversas empresas nos mais variados cargos (Técnico de TI, Analista de TI, motorista, programador, entre outros). E tem algo que sempre me incomodou em todos eles: as 8 horas diárias. Nunca me encaixei neste modelo industrial.

Então para mim o principal benefício de ser um freelancer é o fato de ter total controle sobre meus horários. Sou eu quem decido quando e quanto irei trabalhar.

Isso não significa que trabalho menos que 8 horas por dia, porque na verdade em muitos dias acabo trabalhando bem mais do que isso. Porém existem dias em que trabalho 2 ou 3 horas no máximo e dedico o resto do tempo à outras atividades que forem convenientes. E tem dias que nem trabalho se assim eu desejar (e planejar!).

Ou seja, eu tenho a liberdade de escolher minhas próprias folgas e, principalmente, meus intervalos. Não preciso ficar olhando para o relógio o tempo todo aguardando o horário do almoço ou de ir embora. Trabalho 1 hora e me dou um descanso de 30 minutos. Volto ao trabalho por mais uma hora e já posso ir almoçar, tudo isso porque eu acordei as 9:00 da manhã sem culpa! E não preciso almoçar com um cronometro rodando, como infelizmente a maioria das pessoas vivem. Estes foram apenas alguns exemplos deste benefício para mim.

Porém é claro que isso só é um real benefício se você souber gerenciar corretamente seu tempo. Principalmente no início da carreira onde o freelancer precisa mostrar capacidade de execução acima da média e, portanto, precisa trabalhar muito. De nada adianta trabalhar 10 horas em um dia só e o resto da semana tirar folga. É preciso ter disciplina para gerenciar corretamente suas 24 horas enquanto executa projetos no prazo (que você mesmo terá combinado com seu cliente).

Veja então que esta vantagem pode se tornar um grande problema se for mal gerenciada. Se antes você tinha um chefe te cobrando o horário, agora você precisa ser seu próprio chefe ou correrá o risco de não executar nada e, consequentemente, ver sua carreira de freelancer desabar.

Porém se souber gerenciar seu tempo corretamente, a medida que avançar nesta carreira irá se sentir mais confortável com isso e poderá numa bela segunda-feira dizer: “hoje não vou trabalhar. Vou sair com minha namorada/noiva/esposa!”. Ou ainda “meu filho voltou mais cedo da escola e vou passar o dia brincando com ele!”. Gostou da ideia, não é?

Ganhos diretamente ligados à sua produção

Benefício ganhos ligados a produção - Imagem calculadora e moedas Quando você trabalha para alguém em regime de CLT geralmente seus ganhos mensais são fixos e nada flexíveis (com exceção de alguns casos como comissão de vendedores). Ou seja, geralmente sua única alternativa para aumentar os ganhos é conseguir uma promoção ou conseguir outro emprego.

Já ao se tornar um freelancer você descobre que não tem limites nos seus ganhos mensais pois ele estará ligado diretamente à sua produção. Você não vai ter nenhum chefe te dizendo o que precisa fazer e, portanto, tem liberdade para executar o máximo de projetos que conseguir no seu mês.

Porém isso também significa que no começo da sua carreira você poderá ganhar bem menos do que seu emprego de CLT pagava. Afinal você precisará de resiliência e muita dedicação para conseguir os primeiros clientes e, principalmente, executar os projetos com excelência (e dentro do prazo!).

Mas ao superar as dificuldades iniciais verá seus ganhos aumentando mensalmente à medida que seu portfólio cresce. E chegará o momento em que conseguirá clientes de forma automática, atraídos pelo seu portfólio (muitas vezes por indicação de clientes já atendidos).

Contudo é importante observar que, enquanto no regime CLT você geralmente tem os ganhos fixos, como freelancer seus ganhos se tornam bastante variáveis. Ou seja, em um mês positivo poderá lucrar 2, 3 ou mais vezes do que em outros meses. E da mesma forma poderá acontecer meses extremamente ruins em que não receberá o suficiente nem para seus gastos mensais. Portanto a disciplina financeira é fundamental para cobrir estes altos e baixos.

Irei me aprofundar mais neste assunto em um próximo post.

Em resumo

Os dois benefícios que citei acima não são os únicos que percebo nesta carreira, porém para mim são os principais. Como disse, eles só se tornam reais benefícios quando acompanhados de uma grande disciplina pessoal e financeira. Futuramente pretendo detalha-los melhor enquanto compartilho de minhas próprias experiências (erros e acertos).


Gostou do assunto? Tem interesse em saber mais? Vamos bater um papo! Deixe um comentário abaixo que ficarei feliz em responder 🙂