Imagem de capa do artigo

Zona de conforto ou zona da estagnação?

Recentemente assisti uma aula do Murilo Gun no meuSucesso.com sobre 5 mitos que bloqueiam nossa criatividade. A aula foi excelente e esclarecedora!

Dentre os assuntos que o Murilo abordou gostei especialmente da parte que ele fala sobre a zona de conforto e é sobre isso que vou escrever hoje.

Zona de conforto ou da estagnação?

Murilo começa o assunto afirmando que “o cara” que inventou o termo zona de conforto é um idiota (palavras dele). Pois se consideramos que existe a zona de conforto, naturalmente o contrário dela é a zona do desconforto, concorda? Logo, se eu te pergunta-se: “tem duas zonas, a do conforto e a do desconforto, onde você quer ficar?” será natural pensar que quer ficar na zona do conforto, lógico! Afinal quem quer se sentir desconfortável?

Então o Murilo sugere que alteremos os nomes para: zona da estagnação e zona do crescimento. Agora te pergunto novamente: “tem duas zonas, a da estagnação e a do crescimento, onde você quer ficar?”. Percebe a grande diferença apenas mudando o nome?

Nós humanos temos a tendência natural de procurar a estagnação. Mas ao ficarmos parados, definhamos. Isso vale tanto para seus músculos quanto para seus neurônios. Então, na minha opinião, faz parte da natureza humana a necessidade de buscar movimento, seja físico (exercícios), emocional (relacionar com outras pessoas) ou intelectual (estudar).

Zona do desconforto? Não, zona do crescimento!

Ao mudarmos nossa forma de encarar este assunto percebemos o quão benéfico é sair de nossa zona de conforto (sair da estagnação) para aproveitarmos o real crescimento de que somos capazes.

Se executarmos as mesmas tarefas todos os dias chegará o momento que faremos tudo no piloto automático e deixaremos de aprender. Porém ao nos colocarmos em constante desafio mantemos nossa mente ativa e possibilitamos um aprendizado constante ( um crescimento constante!).

Você aprende mais quando precisa resolver um problema novo (seja qual for) ou quando precisa executar alguma tarefa que já está acostumado a fazer?

Mas o que é realmente a zona de conforto?

Eu considero a zona da estagnação (vamos praticar o novo nome!) algo muito pessoal e dificilmente alguém pode te dizer o que você precisa fazer para sair dela. Você precisa praticar o autoconhecimento e perceber no seu dia-a-dia os momentos em que está no piloto automático.

Por exemplo, alguns dias atrás percebi que me encontrava em uma zona de estagnação por causa de alguns games online que eu jogava games diariamente. Quando me sentia cansado (desafiado) com alguma tarefa costumava abrir algum game e perdia horas do meu dia desta forma. Então tomei a atitude de excluir todos estes games da minha vida e desde então venho conquistando uma melhora considerável em minha produtividade.

Sempre que sinto vontade de abrir algum daqueles games automaticamente me recordo do motivo pelo qual eles sumiram do meu computador, e este desconforto inicial logo se transforma em motivação para voltar o foco ao que realmente importa.

Veja, não foi algo fácil porém está sendo extremamente positivo.

Em resumo

Venho adotando novos hábitos e me desafiando constantemente para estar bem longe da estagnação! Fazem apenas 10 dias mas o crescimento que estou experimentando neste período é impressionante.

Portanto eu declaro que EU QUERO ESTAR NA ZONA DO CRESCIMENTO e vou fazer de tudo pra manter a zona da estagnação bem longe.


E você meu amigo, o que tem feito para manter a zona da estagnação longe? Deixe um comentário 🙂