Imagem de capa do artigo

Nostalgia e gratidão! O registro da minha carreira nos últimos 8 anos

Escrevo esse texto com dois objetivos muito claros em mente: registrar o momento de extrema gratidão que estou vivendo e de alguma maneira deixar um relato que possa servir de motivação para qualquer pessoa que precise de uma inspiração no seu momento profissional.


Hoje ao acessar o sistema da HostGator para renovar meu domínio darlantc.com acabei me deparando com a imagem de capa desse artigo que me colocou em um estado de profunda reflexão.

Aquela imagem representa o registro do meu primeiro domínio web a pouco mais de 8 anos atrás e marca o dia em que resolvi apostar todo meu futuro numa loucura que me parecia o único caminho possível. E quer saber? Eu sou muito grato por ter tomado todas aquelas decisões!

Esse foi literalmente o ponto de virada em minha vida, mas para que você entenda isso preciso te contar minha história. Pegue sua bebida favorita, senta na cadeira preferida e vem comigo!

Olá Mundo!

Em 2009 me graduei em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na primeira turma EAD do curso ministrado pela UNOPAR. Vivendo no interior do Mato Grosso (minha querida Canarana) era minha única opção na época e naturalmente o ensino era muito fraco. Costumo dizer que a faculdade serviu apenas pra despertar em mim a vontade de me tornar um programador.

E quer saber? Ali foi plantada essa sementinha que hoje dá tantos frutos em minha vida. Sou grato por ter frequentado aquele curso!

Depois de formado passei a buscar oportunidades na área mas somente em 2011 consegui o primeiro emprego como programador em uma software house que atuava no ramo agrícola em Lucas do Rio Verde - MT. Na época a empresa tinha um software em VB.net (a linguagem de programação que eu havia utilizado no TCC da faculdade) e estava iniciando uma migração completa para C# (linguagem de programação mais moderna da Microsoft na época). Fui contratado para fazer pequenas correções do dia a dia no software antigo enquanto aprendia C# para ajudar no novo sistema. Atuei lá durante 6 meses mas foi tempo suficiente para conhecer o Fábio Ramires que se tornou um grande amigo pelo qual tenho grande apreço. Fábio, sou grato por ter vivido essa experiência contigo! Sua paciência e disponibilidade para me ensinar naquele momento foi muito importante na minha carreira.

All IN no sonho de ser um desenvolvedor iOS

Em 2012 vi uma propaganda da Quaddro Treinamentos oferecendo uma formação completa para me tornar um desenvolvedor iOS e aquilo mexeu comigo. Na época eu possuia um iPod Touch (era tipo um iPhone 3g só que muito mais barato e sem funções de telefone) e gostava demais de toda aquela tecnologia. Resolvi apostar tudo: iria fazer o melhor curso disponível e me tornaria um profissional requisitado pelo mercado e então teria emprego garantido... #sqn.

Print do site da Quaddro Treinamentos

Eu vendi literalmente tudo o que eu possuía na época (veículo, móveis e eletrodomésticos) para comprar um Mac mini (o mais barato disponível), pagar o curso (extremamente caro pra minha realidade na época), moradia, alimentação e transporte em São Paulo - SP. Exatamente isso que você leu, eu fiz essa loucura. Em questão de semanas eu estava partindo do interior do MT para a maior cidade da américa latina em busca de um sonho maluco.

Deixei para trás um apartamento confortável que dividia com minha irmã para morar num quarto de 8m² em uma república onde moravam outras 15 pessoas dividindo banheiro, cozinha e uma sala. Eu convivia com o medo diário de ser furtado naquela casa e por isso só usava meu computador dentro do quarto fechado ou na sala quando a casa estava vazia. É curioso lembrar que eu tinha mais medo de ser furtado dentro daquela casa do que nas ruas de SP.

Foram 5 meses intensos e difíceis. Muito difíceis. Durante o dia eu praticava o que estava aprendendo e a noite enfrentava 90 minutos de trânsito (em dias normais) para ir e voltar do curso. A saudade era enorme. A solidão era frequente e eu não podia confiar em ninguém.

Tudo era novidade. Aprendi demais sobre tudo. Eu era muito inocente e conhecia pouco da vida. Aprendi a dar valor a pequenas coisas e a me virar com quase nada.

Tudo o que eu tinha era meu computador e um sonho. Sou muito grato por não ter desistido daquele sonho.


O curso da Quaddro foi excelente, conheci pessoas incríveis e fiz diversas amizades que levarei pra vida toda nessa época.

Porém eu estava errado. Não bastava fazer o curso para conseguir um emprego. Especialmente um emprego que fosse financeiramente viável para viver naquele lugar. Foi muito duro encarar a realidade.

E foi aqui que a vida me bateu forte pela primeira vez.

No último mês do curso tive que vender o Mac mini para conseguir me manter. No mês seguinte estava totalmente falido e sem perspectivas. Aquele diploma do curso não iria colocar dinheiro no meu bolso e eu me sentia um fracasso total.

Foi aqui que recebi a maior prova de amor e compaixão de meus sogros: abriram a porta de seu lar e me convidaram para morar com eles em São João da Boa Vista - SP. Me deram um lar, me alimentaram e me ajudaram financeiramente. Serei eternamente grato à meus sogros por me acolherem no momento em que eu estava mais vulnerável.

Cavando até o fundo do poço

Ao mudar para São João da Boa Vista em 2013 passei a procurar emprego como programador em todas as software houses da região mas todas as portas estavam fechadas. Descobri a dura realidade do mercado onde ninguém quer investir em um programador que só tem diploma sem nenhuma experiência prática. Mas como conseguir experiência sem uma oportunidade? Um paradoxo que todo iniciante na área enfrenta. Ninguém me contou, eu vivi isso!

E foi então que eu vi uma propaganda de uma franquia barata que prometia retornos rápidos. Eu estava desesperado e convenci minha esposa (na época namorada) a re-financiar o veículo dela para investir naquela ideia. Hoje é fácil perceber como aquele empreendimento jamais daria certo, eu não tinha experiência nenhuma com aquilo e acreditei em promessas vazias de ganhos rápidos. A vida me bateu forte mais uma vez.

Como resultado em 3 meses eu estava mais falido do que nunca e agora tinha uma dívida de 48 parcelas somando mais de 10 mil reais para pagar.

A carreira freelancer empreendedor

E é aqui que a minha história como empreendedor realmente começa. Lembro bem o dia: eu acabara de ter uma discussão terrível com minha amada (por motivos óbvios) e me sentia a pior pessoa do mundo. Estava falido, cheio de dívidas e sentindo que perderia a Carla para sempre.

Em meio a esse momento terrível resolvi focar nas únicas coisas que me restavam (meu conhecimento e um computador velho emprestado do cunhado) e tive uma ideia: vou aprender a desenvolver sites e vou vender esse serviço para empresários que eu sabia que precisavam de um.

Em 2014 escrevi um artigo sobre essa época.

Naquele momento eu tinha exatamente zero conhecimentos sobre desenvolver sites. Nunca havia escrito um HTML na minha vida e mal entendia a teoria de como eles funcionavam. Eu só imaginei que era o software mais fácil de vender para alguém na época e eu aprenderia aquilo. Lembro de estar tão decidido nisso que passei o resto daquele dia inteiro estudando sobre o assunto... eu precisava aprender muito rápido.

Foi aqui que eu conheci o WordPress. Eu sou muito grato pelo WordPress! Minha carreira só deu certo porque esse software me deu a possibilidade de muito rapidamente criar meu primeiros sites naquele computador velho. Eu só precisava instalar temas interessantes, alguns plugins e fazer pequenas customizações com CSS para criar sites totalmente funcionais.

Bastava agora criar um portfolio inicial para conseguir meus primeiros clientes! Passei um final de semana inteiro pensando em um nome legal com domínio disponível, desenhei uma logo e planejei o conteúdo para meu negócio. Nascia a I9 Soluções Digitais, meu primeiro site publicado: Print do site i9solucoesdigitais.com.br Por curiosidade você pode visualizar um backup dele da época clicando aqui.

Foi então que liguei para amigos empresários e ofereci desenvolver gratuitamente um site para seus negócios e eles teriam que investir apenas nos custos de hospedagem. Consegui 2 projetos e durante 3 meses trabalhei sem parar para desenvolver ambos: um restaurante em Natal - RN e uma chácara de eventos em Canarana - MT.


PS: você consegue imaginar o quão incrível foram meus sogros ao me sustentar durante todo esse tempo mesmo após eu ter criado uma dívida enorme em nome da filha deles? Eu jamais estaria aqui escrevendo sobre essa história sem o apoio incondicional que recebi deles!


Estava tudo pronto! Enchi meu site com fotos dos outros 2 sites publicados e com esse portfolio inicial falei para a Carla: "vamos pra Canarana, ficamos na casa de meus pais por alguns meses enquanto eu consigo meus primeiros clientes lá". Ora, eu cresci naquela cidade e conhecia todo mundo (quem já morou em cidade pequena de interior sabe como é) e tinha certeza que o plano daria certo.

Funcionou! Ainda na primeira semana fechei um projeto grande para desenvolver uma loja virtual. Sim, exatamente! Eu não tinha noção alguma sobre como criar uma loja virtual mas estava tão confiante em mim mesmo que aceitei o desafio e recebi meu primeiro pagamento: um cheque de 2 mil reais que jamais irei esquecer.

Pronto, agora tudo iria mudar e minha vida entraria nos trilhos! #SQN

A vida veio me bater forte mais uma vez. Um grave problema de saúde me derrubou nas semanas seguintes.

Após longo período de recuperação finalmente consegui me estabilizar físicamente e emocionalmente para enfim retomar aquele projeto da loja virtual (provavelmente uns 4 meses após receber o pagamento). Sou muito grato à aquele cliente que foi totalmente compreensível comigo e aguardou pacientemente minha recuperação. Na época utilizei o excelente plugin WooCommerce para realizar o projeto e o cliente ficou muito satisfeito com o resultado.

Nos anos seguintes continuei buscando ativamente novos clientes enquanto fazia networking e tive a oportunidade de trabalhar em diversos projetos super interessantes e desafiadores. Ao longo dessa jornada tive que aprender diversas tecnologias e linguagens de programação distintas, sempre baseado em desafios propostos pelos meus clientes. Realizei projetos em PHP, Javascript, Objective C, Swift, Java, etc. Eu não recusava nenhum desafio e amava aprender com eles!

E foi assim que minha carreira como desenvolvedor de software aconteceu, totalmente fora dos padrões que costumamos ver na trajetória de outros profissionais do ramo. Tive que criar meu caminho porque o mercado só me reconheceu como um profissional competente depois que passei anos gerando resultados para meus clientes.

Networking sincero e extremamente poderoso

Separei um tópico exclusivo sobre Networking porque praticar isso realmente mudou os rumos da minha carreira. Mas perceba que aqui estou falando do Network genuíno que é construído com base na amizade e confiança sem esperar nada em troca!


Esse artigo que publiquei em 2014 é o registro de como conheci os amigos Artur Sousa e Renato Ribeiro. De maneira genuína me inscrevi para participar voluntariamente do projeto deles e sem dúvida foi uma das melhores decisões que tomei na vida. Eu apenas queria estar próximo de pessoas que admirava e jamais poderia imaginar como isso impactaria meu futuro. Sou extremamente grato pela amizade que tenho com esses dois caras incríveis!

  • Em 2015 o Renato Ribeiro me convidou para participar de um projeto desenvolvendo um app iOS chamado Smart Guru. Me diverti muito fazendo ele mas infelizmente não deu certo, não ganhamos dinheiro nenhum com ele. Porém a semente da amizade foi plantada em solo fértil.

  • Início de 2016 o Artur Sousa me convidou para ser sócio da Adopets, uma startup focada no mercado Pet nos Estados Unidos. Infelizmente naquela época eu não enxerguei o potencial do projeto e acabei saindo depois de 3 meses para focar em outras iniciativas. Porém novamente uma sementinha de amizade foi depositada aqui. Sempre serei grato e levarei a Adopets no coração!

  • Em 2016 o Renato me indicou pra uma empresa que precisava terceirizar um projeto bem grande: um novo site WordPress, um app iOS e um app Android. O maior projeto da minha vida até aquele momento e, naturalmente, o maior faturamento que eu já havia tido. Era um desafio enorme e aprendi demais com ele! Foi incrível entregar aquele projeto e durante vários anos eu continuei atualizando o app iOS para eles.

  • Ainda em 2016 o Renato me convidou para trabalhar com ele em um novo projeto: começava ali minha história na Simply As, startup da qual sou sócio desde então. Trabalhamos juntos durante mais de 18 meses sem nenhum retorno financeiro até que finalmente nosso produto Modbox se tornou financeiramente viável!

  • Em 2017 o Artur me indicou para dois Americanos que haviam acabado de escrever um livro e precisavam de um site para divulga-lo. Aqui ganhei meus primeiros dólares e coloquei meu inglês à prova.

  • Em 2020 em meio à pandemia tivemos que tomar decisões duras para manter a empresa viva: cortar nosso pró-labore e voltar ao mercado de trabalho. Então o Renato me indicou para atuar como desenvolvedor iOS terceirizado na fintech Banco Digio e foi nesse momento da minha história que finalmente descobri como o mercado de desenvolvimento de software formal realmente funciona. Foi uma grata surpresa ser reconhecido como um desenvolvedor Senior atuando ao lado de pessoas incríveis onde aprendi bastante (especialmente sobre trabalho em grandes equipes) nos 6 meses que atuei no projeto. Sou grato por ter vivido essa experiência!

  • Em 2021 o Artur me conectou com um Americano que buscava um desenvolvedor para assumir um novo projeto Front-End da ShelterBuddy, startup que ele havia acabado de adquirir. E hoje me encontro vivendo esse sonho de trabalhar em uma empresa do exterior remotamente recebendo em dólares e me comunicando diariamente em inglês com o time!

Em resumo, as melhores realizações que tive na carreira aconteceram naturalmente através da amizade que construí com esses dois amigos incríveis que levarei sempre no coração. Estou no meu melhor momento profissional e muito grato por tudo o que estou vivendo!

Jobs tinha razão

Após esse momento de reflexão me lembrei da famosa frase de Steve Jobs e agora vejo o quanto ela faz sentido:

"Você não consegue ligar os pontos olhando para frente; Você só consegue liga-los olhando para trás. Então você tem que confiar que os pontos se ligarão algum dia no futuro."

Steve Jobs

Hoje consigo ver claramente como cada ponto de decisão que tomei se conectou para me tornar a pessoa e o profissional que sou hoje.

Eu acredito em você!

Se você leu até aqui espero que de alguma maneira a minha história possa ter sido útil para você!

Se você é alguém que está buscando trilha essa carreira como um desenvolvedor eu tenho uma coisa pra te dizer: é muito difícil começar porém a recompensa é enorme! Eu certamente faria tudo de novo se fosse necessário.

E se imaginar que eu posso te ajudar com qualquer dúvida ou dificuldade que esteja passando por favor me mande uma mensagem lá no LinkedIn que será um enorme prazer ser útil para você!

Que venham os próximos 8 anos!

Se hoje pude renovar meu domínio .com sem preocupação com o valor é porque deu tudo certo. Eu não sabia onde iria chegar mas nunca deixei de acreditar que seria capaz. Estou feliz e muito grato por tudo o que conquistei nessa carreira.

Mal posso esperar pelos próximos capítulos desta jornada!

Recibo de pagamento da renovação do domínio darlantc.com em 2021