Imagem de capa do artigo

O segundo empreendimento: Acreditando na própria Capacidade

No post anterior desta série escrevi sobre os fatos que levaram minha recém adquirida franquia ir a falência e consequentemente terminar suas operações bem precocemente. Dando sequencia à série escreverei sobre meu segundo empreendimento quando, em meio a crise, resolvi acreditar na minha própria capacidade e partir atrás de clientes para meu negócio.

Carteira vazia e muitas dividas por pagar. Era necessário agir rápido.

Meu sonho tinha acabado da pior forma possível. Minha franquia faliu e eu havia adquirido muitas dividas naquele processo doloroso. Porém não iria me permitir abater pelo desânimo e muito menos depressão, está era minha certeza!

Imediatamente iniciei a distribuir currículos em empresas de tecnologia em toda região, afinal eu precisava de um emprego urgentemente. Porém o mercado de TI no estado de São Paulo é muito saturado e, como costumam dizer no meio, é um mercado “prostituído”. Isto porque muitos profissionais se submetem a trabalhar por salários ridículos e topam fazer de tudo para o “chefe”.

Através dos currículos que distribui fui convidado para uma entrevista em uma empresa no ramo de rastreamento veicular. Na teoria eu seria um “Analista de Sistemas”. Na prática eu deveria fazer de tudo um pouco no setor de TI e também ajudar em instalações de rastreadores… com o “excelente” salário de R$ 750 por mês. Mas o que fazer? Estava desesperado e aquilo ao menos era algum ganho… que durou 1 dia. Sim, no primeiro dia neste “emprego” eu percebi o quão ridículo era a situação que eu estava me submetendo…

Surge o “clique”, porque não? Tenho capacidade para isso!

Foi neste momento que veio o “clique” na mente. Foi nessa situação de crise, sem dinheiro e muitas contas por pagar que me surgiu a ideia: “Poxa, eu tenho bastante conhecimento em programação, porque não utilizar isso? Conheço muitas histórias de desenvolvedores autônomos (freelances) que ganham a vida assim!”.

Nunca havia desenvolvido para Web antes, porém durante o processo de falência da franquia eu acabei iniciando estudos nesta área por conta própria (sempre fui autodidata) pelo simples motivo de ocupar a mente com outras coisas (já não suportava mais aquela franquia, esta é a verdade).

Nesta hora que percebi que possuía condições de construir meus próprios ganhos fazendo uso do meu conhecimento. Apesar de pouco conhecimento eu já possuía a capacidade de desenvolver simples sites institucionais, blogs e afins. Eu não tinha nada a perder… porque não?

Porém logo percebi que não seria nada fácil me inserir em um mercado saturado como o de SP. Existiam muitos freelancers e empresas do ramo oferecendo seus serviços aqui, como eu poderia entrar neste mercado sem portfolio e nenhum tostão para investir em marketing?

Era hora de encontrar meu espaço!

Foi assim que decidi que passaria uma temporada em Canarana (pequena cidade no interior do Mato Grosso onde cresci e vivi boa parte da minha vida) para oferecer lá meus serviços! Eu sabia que este mercado era pouco explorado lá e numa rápida pesquisa no Google identifiquei dezenas de empresas que não possuíam nenhuma presença online e a maioria sequer havia um site. Além disso eu acreditava que por me conhecerem pessoalmente os empresários confiariam em meu trabalho mesmo sem um portfolio para apresentar.

Surge então a i9 Soluções Digitais. Idealizei meu próprio site (que seria o único portfolio) e parti para Canarana em busca dos primeiros clientes. O início foi duro, como era de se esperar. Todos com quem eu conversava e apresentava meus serviços mostravam certo interesse em ter um site porém ouvia da maioria “legal, vamos ver isto no próximo mês”. Putz, será que daria tudo errado novamente?

O primeiro projeto.

Porém desta vez foi diferente. Na segunda semana fechei o primeiro projeto, uma loja virtual para uma empresa local (que infelizmente encontra-se offline, o dono não renovou o domínio até o momento). Eu tinha certeza que aquele primeiro projeto, assim que finalizado, abriria portas para vários outros. E o melhor, em 20 dias ganhei quase 3x o valor que receberia naquele “emprego” que citei acima, lembra?

O projeto estava quase pronto e já tinha uma lista de vários possíveis clientes interessados. Eu havia encontrado meu espaço e as oportunidades estavam aparecendo! Mas…

Alguns fatores não podem ser controlados ou previstos.

Neste clima favorável e de grande empolgação fui atingido por algo que não pude prever e muito menos controlar. Comecei a me sentir indisposto e com dificuldades ao ir no banheiro “fazer o 2” (se é que você me entende? hehe). Nunca havia tido tais problemas antes e aquilo era muito novo para mim… a semana passou e nem laxantes resolviam mais. Era hora de procurar ajuda médica…

Continuarei esta história no próximo post que terá o nome A segunda queda: Um grave problema de Saúde.

Está gostando dos meus textos? Então assina o blog para receber todas as atualizações em seu e-mail!

Séries de artigos

2013 - O ano vermelho

1
2
3
4

Você está lendo ele atualmente.

5
6