Imagem de capa do artigo

A segunda queda: Um grave problema de Saúde

No post anterior escrevi sobre o início da i9 Soluções Digitais, meu recomeço ao acreditar em minha capacidade para empreender na área de Tecnologia. Mas, como diria o Joseph Climber, “o mundo é uma caixinha de surpresas”

Jornada no Posto de Saúde Municipal

Os incômodos começaram por volta do dia 18 de Julho de 2013 e no dia 22 eu procurei a unidade de saúde pela primeira vez. Infelizmente o Hospital Municipal de Canarana – MT (onde eu me encontrava nesta época) fechou a alguns anos e a população sofre muito com isto. Os atendimentos médicos acontecem nos Postos de Saúde Municipais que possuem apenas o básico do básico de equipamentos disponíveis.

Quando fui atendido pela primeira vez passei por exames sanguíneos e ultra-som. Eu estava com bastante infecção e o médico desconfiou que poderia ser Apendicite, mas como eu não senti dor alguma nos apertões que me deu no abdome ele apenas medicou alguns antibióticos para 7 dias e me liberou.

No final dos 7 dias (29 de Julho) voltei para realizar um novo exame e o resultado foi bem ruim: a infecção não apenas continuava em meu sangue como havia piorado. O médico realizou um novo ultra-som em mim e voltou a apertar meu abdome, porém eu não sentia nenhuma dor. O médico, outra vez, apenas me medicou mais 7 dias do mesmo antibiótico…

Passei uma semana terrível, engolindo um laxante atrás do outro para conseguir ir ao banheiro…

Médico faz ameaças

Chegamos à sexta-feira, dia 02 de Agosto. Acordei mal demais neste dia e a tarde resolvi procurar o médico novamente. Novo exame de sangue e lá estava: a infecção continuava aumentando absurdamente.

Desta vez o médico me fez ficar algumas horas tomando soro e alguns medicamentos mas queria que eu passasse a noite lá.

Aqui vale uma nota: eu não gostava daquele ambiente e para mim era uma tortura ficar ali. E o pior, o médico não conseguiu ser convincente do porquê eu precisava passar a noite ali. Ele apenas se limitou a fazer a seguinte ameaça: “Darlan infecção é coisa séria, semana passada morreu um garoto em Cuiabá”. Sério, não ensinam coisa melhor na Faculdade? É ameaçando que fazem o paciente entender o problema? Na minha cabeça passar a noite tomando soro não mudaria em nada meu problema…

Antes que pergunte o tal médico não é novato, deve possuir pelo menos 15 anos de carreira…

Como eu não queria de forma alguma dormir naquele local fui para casa por volta das 18h. Estava me sentindo bem naquele momento.

Flertando com a Morte: Parte 01

Logo após o jantar, por volta das 20h, comecei a sentir meu corpo começar a tremer. Sabe aquela sensação de frio? Começou nas costas e foi espalhando pelo corpo. Resolvi deitar e me cobrir para passar o “frio” mas a coisa só piorou. Minha noiva e minha mãe ficaram desesperadas e, contra minha vontade, me colocaram no carro e me levaram ao posto de Saúde. Neste momento eu tremia completamente e meus músculos já estavam doendo, que coisa horrível!

Eu não tinha ideia do que estava acontecendo e estava bem tranquilo, apesar de tudo.

Mas a realidade é que minha pressão sanguínea chegou a 25 por 9 deitado naquela maca enquanto o médico (outro que estava de plantão) tentava me medicar para controlar aquela situação.

Somente depois descobri que naquele momento meu coração estava pronto para ter uma parada cardíaca e eu poderia ter ficado ali mesmo naquela noite… que louco isso não?

Dia 02 de Agosto de 2013 é o dia em que Deus me deu uma segunda chance.

Um fim de semana horrível

Passado aquela crise desta vez nem tive o que questionar e lógico que fiquei internado. Nesse momento eu ainda não tinha consciência sobre o que eu acabará de passar e só sentia raiva por precisar ficar naquele lugar… como fui injusto!

A noite foi horrível, mas o sábado seria pior… passar o dia inteiro preso naquele quarto quente e abafado e sem nada para fazer era torturante para mim. Eu não parava de pensar como eu estava perdendo tempo naquele lugar enquanto deveria estar trabalhando!

Porém aos poucos acabei aceitando e em certo momento até me acostumei com aquela situação… afinal não existia escolha naquele momento.

Tive alta no Domingo a tarde e o médico me pediu para retornar na segunda para realizar novos exames pois aparentemente a infecção havia diminuído…

Voltei para casa tranquilo e certo de que agora sim aquela infecção maldita sumiria nos próximos dias!

Não havia tempo para planejar

Voltei na segunda-feira, dia 05 de Agosto, ao posto de saúde e realizei novos exames no final da tarde. Então o médico me chamou na sala e me deu a notícia: “Darlan seu exame piorou novamente, está na hora de você procurar um hospital com mais recursos. Pode ser necessário uma cirurgia para encontrar seu problema já que não conseguimos identifica-lo aqui.”. Finalmente ele me encaminhou para Água Boa, cidade vizinha (90km) que possui um Hospital Regional.

Aquilo foi uma bomba em minhas expectativas. Meu negócio estava bem e havia clientes interessados! Eu não podia ir embora tão depressa… não conseguia encontrar respostas do porque eu precisar passar por aquilo.

Mas fazer o que? Era a saúde em jogo. Cheguei em casa e em uma rápida conversa com meus pais e minha noiva decidimos que iríamos viajar de volta até São João da Boa Vista (cidade onde minha noiva reside) para me consultar em um Hospital maior e com melhores recursos.

Preparamos tudo depressa e as 4 horas da manhã da terça-feira (dia 06/08) iniciamos a viagem de 1400 km. Como minha noiva e eu dirigimos nós costumávamos fazer esta viagem direto parando apenas para alimentação, e demorávamos em média umas 25 horas. Por razões do destino neste dia fizemos a viagem mais tranquila de todas e chegamos em São João em menos de 20 horas de viagem e sem nenhum susto na estrada!

Na quarta-feira (dia 07/08) acordei de bem com a vida! Me sentia muito bem! Até comentei com a Carla que nem parecia necessário ir consultar o médico particular que havíamos marcado para aquele mesmo dia…

Problema identificado, surge o segredo

As 14horas fomos ao consultório particular de um especialista em problemas abdominais e fui examinado perto das 16h. Ele era realmente bom e em poucos minutos identificou meu problema. Mas ele não nos disse nada, apenas pediu para que eu fosse direto para o Hospital me internar para realizar exames mais completos. Porém ao sairmos do consultório ele chamou meu sogro (que estava junto e era amigo do Médico) para conversar em particular. Parecia somente conversa de amigos…

Fomos para o carro e estavamos planejando ir para casa antes do Hospital para pegar algumas coisas. Porém meu sogro, ao retornar, nos convenceu a irmos direto ao Hospital.

Chegando ao Hospital eles queriam garantias de, se não me engano, no valor de Mil reais. Era praticamente todo dinheiro que havia nos sobrado e estava na minha conta bancária e só era possível fazer o saque usando minha digital. Disse então para a recepcionista que iria até o banco então, mas ela não me deixou sair… e acabou aceitando assinarmos uma promissória.

E lá estava eu realizando uma bateria de exames. O médico havia me tranquilizado e eu estava super bem! Na minha cabeça eu tinha a certeza de que não seria nada demais.

Flertando com a Morte: Parte 02

Estava a menos de 30 minutos internado no quarto quando uma enfermeira entrou dizendo “ué não está pronto ainda?”. Eu não fazia ideia do que ela estava falando… então ela voltou com aquele traje hospitalar (que deixa a bunda de fora rs) e me mandou preparar urgente pois eu seria operado dentro de poucas horas!

Caramba, como assim? Só tive tempo para ligar rapidamente para minha mãe e avisa-la (tadinha, nem imagino o quanto ela ficou desesperada naquele momento).

E por volta das 19h eu estava lá na sala de cirurgia esperando pelo médico. Me lembro bem do quanto eu estava tranquilo! Foi coisa de Deus, não tem outra explicação. Eu apenas sentia que logo tudo estaria resolvido e em nenhum momento senti medo.

A cirurgia durou mais de 3 horas e foi muito complexa. Minha Apêndice realmente havia estourado à pelo menos 15 dias e havia infecção espalhada por tudo na minha barriga! A maioria das pessoas não resiste a mais do que 3 dias nesta situação segundo relatos que li… Por sorte os antibióticos que o primeiro médico me deu acabaram segurando esta infecção ali.

Enfim, por conta desta monstruosa infecção um pedaço de uns 15 cm do meu intestino havia sido comprometido (estava ai minha dificuldade para ir ao banheiro) e por conta disso o doutor precisou realizar um procedimento de Colostomia em mim. Por ser um procedimento um tanto “esquisito” vou colocar uma explicação mais detalhada escondida no botão abaixo, para quem tiver o interesse de conhecer.

Internado novamente, sem data para sair

Acordei algumas horas depois e não tinha ideia do que havia passado naquela sala da cirurgia, só lembro de sentir muita dor.

Lembro que os 3 primeiros dias pós cirurgia foram complicadíssimos. Eu não podia nem tomar água!

Mas desta vez eu não reclamei nem uma vez por precisar estar internado naquele lugar. Aquela primeira experiência em Canarana serviu para me preparar para aqueles dias piores, hoje eu entendo.

A infecção ainda era alta em meu organismo e por conta disso o Doutor me visitava constantemente e recolhiam meu sangue duas vezes por dia para exames. Precisei tomar antibióticos caros (R$ 160 a dose) por 9 dias para sair daquele quadro.

Felizmente a situação foi melhorando e tive alta após 9 dias da cirurgia. O Doutor dizia estar feliz pela minha rápida recuperação pois no inicio achou que eu precisaria de muito mais tempo.

Alta finalmente, o segredo foi revelado

Então finalmente tive alta e pude ir para casa. Ainda sentia muitas dores mas estava tranquilo neste momento.

E somente neste momento que finalmente meu sogro contou para nós o que o Doutor havia lhe falado naquele dia em seu consultório, quando lhe chamou para conversar em particular. Disse o Doutor: “Eu não sei como esse rapaz esta vivo e não posso dar mais do que 5% de chances de sucesso da cirurgia que precisa ser urgente!”.

Agradeço até hoje ao Doutor e principalmente meu sogro por ter guardado este segredo de nós até aquele momento. Imagina eu ir para a cirurgia com aquilo na cabeça?

Só então caiu a ficha. Eu não tive tempo nem de ligar para minha família antes de entrar naquela sala de cirurgia! E se minha história tivesse acabado ali? Quantos projetos inacabados e quantos sonhos perdidos… quantos sofreriam minha perda?

Mais uma chance, Deus é pai

Dia 07 de Agosto de 2013 Deus me deu a terceira chance. Em menos de 15 dias ele teve duas oportunidades de me levar embora deste mundo e resolveu permitir que eu continuasse aqui através das mãos daqueles médicos que me atenderam.

E desde então eu tenho uma certeza: eu possuo uma missão! O pai não me deu tantas chances atoa, ele tem planos para mim. Aliás, ele tem planos para todos nós! Você já descobriu isso? Descobriu sua missão de vida?

Sei que ainda tenho muito a realizar neste mundo e agradeço todo santo dia por isso.

Problemas financeiros voltam com Força Total

Eu não possuia plano de saúde e, como descrevi acima, não havia tempo para procurar o SUS. Toda minha cirurgia foi particular e no final dos 9 dias internado veio a conta: R$ 21.530,00. Sim aqueles 9 dias tinham custado quase um carro popular.

Ah mas o Hospital parcelava a conta! Em 10x… no cartão de crédito… Poxa, quem tem um limite desta tamanho no Cartão tem este dinheiro para pagar também! Brincadeira não é?

Por sorte neste momento nós descobrimos a solidariedade que existe nas pessoas. Meus sogros mobilizaram campanhas fazendo rifas e bingos e minha noiva passou por cima de todo orgulho para pedir uma pequena ajuda de todo mundo que tivesse condições. Começamos a receber várias doações em nossa conta, muitos anônimas!

Liguei para meus amigos em Canarana e eles organizaram um jantar beneficente que contou com boa participação da população.

Além disso contei ainda com um empréstimo bancário de uma pessoa muito próxima, que prefiro não citar o nome aqui. Inclusive esta pessoa, importantíssima em minha vida, recusou que eu pagasse este empréstimo e está bancando tudo. Se você estiver lendo, sabe o quanto eu te amo não é?

E através de toda esta solidariedade em 3 meses conseguimos quitar toda dívida da cirurgia.

Aproveito o espaço para agradecer publicamente todos que nos ajudaram naqueles dias difíceis, tanto financeiramente quanto através das orações. Sem vocês eu não sei o que seria de nós naqueles tempos difíceis. MUITO OBRIGADO, de coração!

E o futuro?

Infelizmente aquela cirurgia deixou sequelas e precisarei passar por uma segunda cirurgia para refazer o fluxo normal do meu intestino e retirar a colostomia. Mas isso não me assusta! Eu sei que passarei por isso novamente e será tudo bem!

Ainda não tenho a data definida mas decidi esquecer o SUS e resolver isto por conta própria. Darei um jeito de realizar minha cirurgia da melhor forma possível, cansei de esperar este sistema falido que só serve de propaganda política. Leia meu post Saúde desconectada: Salve-se quem puder para entender minha revolta.

No próximo post escreverei sobre o pós cirurgia, no momento em que eu quase entrei em depressão. Foi o momento de redenção onde reencontrei meu caminho e a luz no fim do túnel.

Séries de artigos

2013 - O ano vermelho

1
2
3
4
5

Você está lendo ele atualmente.

6